Antônio de Paiva Monteiro Filho, conhecido como Toninho Paiva, foi homenageado com seu nome acrescido ao Parque do Piqueri, que agora passa a se chamar como Parque Municipal do Piqueri Vereador Toninho Paiva. O paulistano, nascido em 13 de maio de 1942, no bairro do Tatuapé, zona leste, está entre os grandes nomes que compuseram o legislativo da cidade, foram 28 anos consecutivos de trabalho na Câmara de Vereadores, entre 1992 e 2020.
Ele deu total importância à população que frequenta esta área verde, ajudando a trazer iluminação, com aproximadamente 160 postes de luz, ponto de leitura, reforma de brinquedos do playground, grades, bicicletário, cerca, aerador para oxigenação do lago, reforma da pista de corrida, instalação do relógio digital, restauração do prédio da administração e do espaço pertinente à prática do jogo de bocha.
Destaca-se também a sua atuação na Sociedade Amigos do Tatuapé, com grande trabalho de ação social e organização de importantes eventos na região.
Conheça Toninho Paiva
Toninho Paiva realizou o curso primário no Educandário Espírito Santo e o secundário na Escola Estadual Homero Milano. Desde jovem, já era observado como líder. Cresceu jogando bola na rua e, na juventude, fanático por futebol, defendeu, entre inúmeras agremiações, o XI Garotos do Tatuapé, no qual foi presidente por muitos anos.
Após atividades no comércio e na indústria, ingressou no serviço público, onde exerceu cargos de relevância na Caixa Econômica estadual (atual Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo), Prefeitura de Poá, Prodam, Sabesp, Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, em Brasília, por sete anos.
Presidiu os trabalhos do Plano Diretor na Câmara, integrou diversas Comissões Parlamentares, foi componente de Comissões Permanentes e ocupou quase todos os cargos da mesa diretora.
Ele faleceu em 26 de julho de 2022, aos 80 anos.
Saiba mais sobre o Parque
Foi entregue à comunidade como parque municipal em 1978. O espaço da área verde corresponde à antiga Chácara do Piqueri, apresenta 116 espécies de fauna e 166 plantas vasculares em sua flora.
Sua infraestrutura conta com áreas de estar, pista de cooper, bicicletário, campo de futebol de areia, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, playgrounds, lago, palco para apresentações e canchas de bocha. Na área do parque funciona também o Ponto da Leitura (SMC).
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.