Uma equipe gestora foi enviada de outra cidade só para conhecer bem de perto a metodologia pedagógica da CEI Benção de Paz, na Zona Leste, há 30 anos. Saiba mais:
Uma creche renomada, bem localizada e com uma equipe pedagógica de ponta é um sonho para muitos pais que não têm com quem deixar os filhos, ainda pequenos ou de colo, quando precisam trabalhar. Com o apoio da Associação Bênção de Paz, uma entidade filantrópica que preza pelo amparo à infância e à juventude, a Creche Benção de Paz atende mais de 140 crianças na região de Vila Carrão há 30 anos.
Recentemente, a creche recebeu a visita de uma equipe da Secretaria de Educação de Mogi Guaçú interessada na metodologia da Instituição com as crianças. A Coordenadora Adriana Tenório explica: “A visita ocorreu em maio e ficamos muito felizes com a vinda da equipe gestora do município de Mogi Guaçu, que nos vê como referência para transformar a educação na primeira infância no município. Tudo isso, devemos ao nosso grupo de professores, incansáveis em seu trabalho e estudos, e temos também que agradecer às nossas gestoras dona Alice, diretora, que ficou 29 anos à frente do trabalho da creche e que sempre acreditou no nosso projeto, além também da Bianca Evangelista que hoje está à frente da direção. Não podemos esquecer também do grupo de voluntários que sempre acreditou e investiu na formação da nossa equipe. E temos ainda muito o que fazer”.
Qual é o segredo?
A CEI Benção de Paz possui um convênio com a Prefeitura que permite oferecer uma estrutura impecável às crianças, com aplicação dos seguintes projetos didáticos: “Leitura para bebês”; “O que eu quero ser? (profissões)”; “De onde vem o leite?”; “Brinquedos e brincadeiras!”; “Brasil de muitas cores”; “O folclore brasileiro”; “Conhecendo as cores”; “Os cinco sentidos”; “Berçário: Histórias para bebês”; “Desenvolvimento de projetos de livros paradidáticos”, para incentivar o gosto pela leitura.
Com uma abordagem diferente, a creche é procurada constantemente na região em razão de sua fama: “Nossa abordagem pedagógica é interacionista-construtivista, tendo o bebê e a criança no centro de todo trabalho pedagógico. O cotidiano, a brincadeira e o bem estar do bebe e da criança, é o motor propulsor que direciona todo o trabalho. Desta forma, a implementação da abordagem é feita todos os dias, a Escola da Infância é movimento, cheia de situações imprevisíveis que precisam ser acolhidas por todos os integrantes da equipe técnico-pedagógica”, explica Adriana.
A criança é atendida na creche até completar 4 anos, mas a Associação também contempla em sua unidade, o projeto Anchieta, que atende desde 2005 a jovens e adolescentes dos 6 aos 14 anos. Proporciona atividades extracurriculares, sempre com o objetivo de integrá-los à sociedade atual. Uma forma de encaminhá-los para a vida.
Emocionada, uma das mães faz questão de deixar registrada sua opinião: “Quando você pensa em deixar seu filho tantas horas (10h por dia) em uma creche, isso te agoniza, te dá insegurança de uma forma que não tem explicação, pois lá estaremos deixando o nosso bem mais precioso, ainda mais sendo um bebê. Minha filha iniciou neste CEI no berçário, mas ao chegar aqui eu me senti abraçada, o acolhimento que recebi me passou segurança e tranquilidade. Hoje, minha filha está no último ano e meu coração de mãe já está apertado, pois sabemos que esse será um ano de despedidas. Gostaria de expressar minha gratidão por todo acolhimento de todos os dias, desde o início na creche, o acolhimento que encontramos desde a porta de entrada até a sala, sem falar na estrutura ampla que não encontramos com facilidade. Minha filha sempre foi cuidada com muito amor, dedicação e respeito por todos e como mãe não tenho palavras pra dizer o quanto me sinto feliz e satisfeita, quando ouço minha filha dizer: ‘EU AMO A MINHA CRECHE!'”, afirma dona Roberlândia, mãe de Lorena (mini grupo II).
Dia a dia
A fim de proporcionar uma experiência de ensino única, o cotidiano na creche apresenta à criança um mundo que apesar de ser simples aos olhos de qualquer pessoa, é ricamente detalhado com informações que as ajudam a entender o porquê de cada coisa, antes que perguntem para seus pais: “O cotidiano na Escola da Infância é conteúdo. Comer, brincar, dormir, trocar fraldas, lavar as mãos e tantas outras ações, que aos olhos adultos são aprendizados de pouca importância, para nós não é. O bebê e a criança pequena, estão inaugurando o mundo, tudo para eles é novidade, é aprendizado, é a fase da vida em que os bebês e crianças aprendem muitas coisas e que levam para o resto da vida: Andar, falar, alimentar-se com dependência, escolher, controlar os esfíncteres e tantas outras ações”.
Para tanto, a creche conta com professores muito bem capacitados, estudados e que não cansam de buscar aperfeiçoamento profissional: “A formação continuada do grupo de professores é o grande laboratório para que possamos oferecer um trabalho qualificado aos bebês e crianças pequenas. Nosso maior projeto é continuar a estudar e oferecer o melhor para os bebês e crianças nessa fase da vida. Temos tanto o que aprender com eles e para eles, nosso maior objetivo é que as crianças e bebês tenham tempo e espaço para viver a experiência e a infância de sua plenitude, sempre brinco com as famílias se tivermos 80 anos de vida, temos somente 12 de infância, então as marcas que nela deixarmos precisam ser as melhores possíveis”, conclui Adriana.
Além do convênio com a Prefeitura, a Benção de Paz conta com apoio das empresas Fratelli, Irmãs Cortinas, AON, Biasi, Editora e Gráfica Design, Forma Turismo e Prot-Cap equipamentos de segurança, além de doações que podem ser feitas através do Banco Bradesco, agência 0298 (Vila Carrão), conta-corrente: 73.500-0 ou via chave pix, através do CNPJ: 64.025.232/0001-87.
A Creche Benção de Paz fica na rua Renato Rinaldi, nº 517 – Vila Carrão. Telefones (11) 2091-3979 e 2092-9800. Site: www.bencaodepaz.com.br.
Reportagem: Fernando Aires. Foto: Divulgação.
Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.