Quando se passa pela Avenida Celso Garcia, nota-se na altura do nº 4.800 um prédio imponente, com 10 andares, que por diversas vezes já foi alvo de reportagens apontando heroicos atendimentos e também irregularidades. É o hospital municipal Dr. Cármino Caricchio, popularmente conhecido como Hospital do Tatuapé.
Este hospital público, cujo início acanhado ocorreu na década de 50, em duas casas doadas por famílias tradicionais do bairro, realiza por mês, conforme dados da Secretaria, mais de 600 cirurgias, 120 mil exames, cinco mil atendimentos de urgência e emergência e uma média de 80 internações por dia. Tudo gratuito através do SUS – Sistema Único de Saúde.
São diariamente 3.100 trabalhadores subindo e descendo os andares, sendo destes 450 médicos prontos para aliviar a dor de quem mais precisa.
“Eu fui muito bem atendida neste hospital, quando precisei, por conta de uma luxação no pé após um tombo. Naquele dia, apesar de muita gente aguardar atendimento nos corredores, em poucas horas fui atendida por um médico estrangeiro bastante atencioso, que me indicou os remédios necessários e pude ir pra casa. Não posso reclamar”, afirma Ana Luiza, aposentada.
“Eu acabei de sair de um atendimento, machuquei feio o meu braço na obra, mas fui bem tratado, apesar da espera desde manhã cedo, foram acho que umas 5 horas aguardando, de um atendimento pro outro. É que tem sempre muita gente, né? É o que tem pra gente, quando precisa tem que bater aqui”, afirma Diego Pereira, 33, pedreiro.
A fama não é por acaso, visto que o atendimento que o hospital presta na capital, é considerado pela Secretaria o de maior complexidade dentro da área da saúde. Justamente, em função de sua importância, a prefeitura anunciou na última semana, as obras de ampliação do Hospital, com um investimento total de R$ 352 milhões.
Quais serão as melhorias?
Para começar, um novo prédio será erguido no local, juntamente com a nova base do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o que amplia o número de leitos tanto na a´rea de internação quanto de UTI, de 372 para 480.
Para acelerar o diagnóstico de doenças vasculares, o Hospital também oferecerá serviços de hemodinâmica e ressonância magnética, além de uma requalificação dos ambientes e alas de atendimento aos pacientes com queimadura – esta que é uma de suas referências.
Assim, por exemplo, o 10º andar do Hospital passará a contar com uma unidade de Queimados, que por sua vez, terá capacidade para 28 leitos, com área de visitação especial, 2 salas cirúrgicas e 4 áreas de recuperação pós-anestésica.
Ainda, conforme as melhorias anunciadas, duas enfermarias com 50 leitos também serão implantadas cada qual nos 4º o 9º andares do prédio. O 3º andar abrigará outros 25 leitos para enfermaria pediátrica e contará com a presença de 20 plantonistas para socorrer quaisquer casos de urgência.
O 2º andar contará por sua vez com mais 33 leitos de UTI adultos. O primeiro andar receberá mais 30 leitos de UTI adultos, além de 10 leitos de UTI pediátrica, 12 leitos de UTI neonatal e 42 leitos de observação. Além disso, ainda no 1º andar, é prevista a implantação de 8 salas cirúrgicas alas de exames endoscópicos, uma central de material esterilizado e uma agência de transfusão de sangue.
Segundo o Secretário Luiz Carlos Zamarco: “Sabemos que São Paulo precisa de muito mais, mas é gratificante cada pequena conquista que alcançamos, ainda mais quando um hospital de tanta importância na Zona Leste, como o Hospital Municipal do Tatuapé, recebe uma obra que amplia em número não apenas os leitos, mas a capacidade de confortar e tratar ainda mais pacientes com a dignidade e o carinho que merecem. A obra é para que o Hospital siga como uma das grandes e melhores referências de Saúde em toda São Paulo”.
A conclusão da obra de ampliação do Hospital é previsto para 2028, e até lá, o Hospital permanece com seu atendimento inalterado, seguindo os protocolos de segurança com objetivo de minimizar o impacto das obras no dia a dia dos pacientes.
Reportagem: Fernando Aires. Foto: Divulgação.
Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.