quinta-feira, 10 de abril de 2025

Wi-Fi Livre leva internet gratuita para comunidades de São Paulo

Acesso à internet deixou de ser um luxo e se tornou uma necessidade fundamental na vida moderna. Para democratizar essa conectividade, o Instituto Conhecer Brasil (ICB), em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) de São Paulo, está ampliando o programa Wi-Fi Livre SP e já conta com 1.200 comunidades da capital paulista mapeadas. A iniciativa é viabilizada por meio do edital 01/SMIT/2024 e do Processo Administrativo nº 2024.06.20.00002, com investimento da Prefeitura de São Paulo.

O projeto, que já oferece internet gratuita em 120 praças e espaços públicos da cidade expande sua atuação para regiões historicamente marginalizadas, promovendo inclusão digital e fortalecendo a cultura web entre os moradores. Com velocidade de 600 Mbps por ponto, o Wi-Fi pode ser acessado por qualquer dispositivo compatível, proporcionando conectividade a milhares de pessoas diariamente.

“O impacto do Wi-Fi Livre nas comunidades é transformador. A internet não só conecta pessoas, mas também abre portas para a educação, o trabalho e o desenvolvimento social. Nossa meta é expandir ainda mais o programa para que mais famílias tenham acesso a essa ferramenta essencial”, afirma Karina da Gama, presidente do Instituto Conhecer Brasil.

Desde agosto de 2024, a implantação dos equipamentos já permitiu a ativação de 2.800 pontos de conexão em mais de 400 comunidades. Nessas localidades, quase 500 mil conexões simultâneas foram registradas e um volume rotativo que chega até 2 milhões de pessoas. Isso permite que os moradores acessem serviços públicos, oportunidades de emprego e plataformas educacionais.

O programa também facilita o acesso à informação e à educação, permitindo que estudantes e trabalhadores aproveitem materiais educativos e cursos online. Além disso, impulsiona o desenvolvimento econômico ao apoiar microempreendedores e comerciantes locais na divulgação de seus produtos e serviços.

O impacto nas comunidades é evidenciado por histórias de sucesso e conquista, como Edinaura Rodrigues de Souza, de 45 anos, que acessa a internet para contatar suas clientes e também para participar das aulas do curso técnico de Podologia EaD. Natália Rodrigues Alonso, de 15 anos, também utiliza o recurso para estudar inglês, pois “está pensando no futuro”.

A saúde dos moradores também tem sido beneficiada pelo programa Wi-Fi Livre SP, como para Conceição da Luz Aparecida, 77 anos, que o utiliza Wi-para suas consultas no formato telemedicina e também para solicitar seus medicamentos na farmácia on-line que são entregues em sua casa.

Outro benefício é promover a comunicação entre moradores e facilitar o acesso a serviços públicos essenciais, como saúde, educação e assistência social. A segurança pública é beneficiada pela possibilidade de reporte de incidentes e obtenção de informações em tempo real. Além disso, a iniciativa incentiva a participação cívica, reduz desigualdades digitais e apoia o teletrabalho e a educação a distância, garantindo mais oportunidades de desenvolvimento social e econômico.

A campanha “Aqui Tem Wi-Fi Livre SP” assume papel essencial na conscientização dos cidadãos sobre a disponibilidade e os benefícios da conexão gratuita. Com ações educativas, o programa incentiva o uso seguro da internet e reforça a importância da segurança digital.

Para tornar essa transformação possível, o ICB conta com o apoio de empresas especializadas, que atuam na implementação da infraestrutura e no suporte técnico. O Instituto também reforça que novas comunidades receberão o Wi-Fi Livre este ano, ampliando o impacto do programa. Ainda em 2025, o Wi-Fi Livre irá para outras regiões da cidade, permitindo que mais pessoas usufruam dos benefícios dessa conectividade.

Geração de empregos diretos
O Programa Wi-Fi Livre se destaca pelo impacto na geração de empregos e no fortalecimento da economia local. A iniciativa contratou 72 provedores de internet das próprias comunidades, promovendo a descentralização do setor e estimulando o empreendedorismo. Além de ampliar o acesso à conectividade, essa estratégia fomenta o mercado de telecomunicações nas periferias e fortalece pequenos e médios empresários do setor.

Para Milton Vieira, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, o Programa Wi-Fi Livre SP não apenas expande o acesso à internet de qualidade, mas também gera empregos, fomenta o empreendedorismo e fortalece pequenos e médios negócios do setor de telecomunicações. “Essa ação direta representa um modelo de política pública eficiente e sustentável, onde a inclusão digital caminha lado a lado com o crescimento econômico local e a geração de novas oportunidades”, destacou Milton Vieira.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

Sobre o problema de segurança pública em São Paulo, qual o mais grave em sua opinião?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags