O Mercado Municipal de Vila Formosa é um dos “mercadões” de São Paulo onde a tradição e a modernidade se encontram, oferecendo aos visitantes uma verdadeira imersão sensorial. Desde o cheiro inconfundível de temperos e especiarias até a visão vibrante de frutas e legumes frescos, carnes, frios e vinhos de dar água na boca, sem contar que cada canto do mercado conta uma história de sabores e culturas.
E você sabia que dentro dessas paredes estão algumas das mais antigas receitas da cidade, transmitidas de geração em geração? Comércios ali dentro acompanham gerações, conhecendo famílias como se delas fizessem parte. E fazem. E cada banca tem uma história própria, repleta de curiosidades e segredos que só os frequentadores mais atentos conseguem perceber.
Vamos conhecer alguns deles?
Carnes Elite
A história da Carnes Elite começou em 1971 juntamente com a fundação do mercado municipal de Vila Formosa, sem nenhuma filial desde então.
Ronaldo, o administrador geral, conta que a família adquiriu o açougue em 1982 e desde então, o administra com muita dedicação: “No final de 1982 começamos a trabalhar no açougue de meu pai, meu irmão, o beto, que veio a falecer em 2020 de Covid e eu, que tinha apenas 13 anos na época, mas que ajudava em meio período, estudando o resto do dia. Meu pai veio a falecer em 2008 e hoje eu estou dando continuidade junto com meu sobrinho Matheus, filho do meu irmão que veio a falecer. Estou com 54 anos de idade e fazendo 43 anos que trabalho aqui no mercadão”, conclui.
Atualmente, os clientes do Carnes Elite já estão até mesmo na terceira geração. São clientes diferenciados, fiéis e que buscam qualidade nos produtos. Os cortes de carnes mais vendidos são os tradicionais bifes como coxão mole, contra filé e baby beef e as carnes de segunda, que são as carnes de panela como o miolo de acém. Já para o churrasco, as carnes que são mais consumidas são a picanha, a maminha e a fraldinha, além dos espetinhos, com mais de 40 tipos de sabor – incluindo cordeiro e jacaré. Nos finais de ano, as carnes mais procuradas são o pernil, lombo, leitão e cordeiro.
Anjo Aniel
Um dos pontos mais tradicionais do Mercadão de Vila Formosa, o laticínio Anjo Aniel é administrado desde 2012, por quem justamente foi seu cliente até então por 20 anos, sem nenhuma outra filial. A loja, adquirida naquele ano, foi reformada para oferecer um atendimento personalizado à clientela.
“Hoje, eu e meu marido estamos na administração da loja. Temos clientes do dia a dia, que vêm buscar um produto fresquinho para seu lanche e suas refeições e também clientes que nos procuram em épocas festivas, onde sabem que vão encontrar um bom bacalhau, pertences para feijoada de qualidade, conservas e queijos nacionais e importados. Nossos clientes mais assíduos, moram no bairro ou passam por aqui com frequência quando estão a caminho de casa. Os produtos mais vendidos são presunto e mussarela; linguiças e salsichas; pertences para feijoada e claro, o famoso queijo parmesão ralado na hora”,conclui Regina, administradora.
Carnes Municipal
Outro ponto que fez e ainda faz grande sucesso é o açougue Carnes Municipal. Matheus é o administrador local e conta que, assim como o Elite e outros, também conhece seus clientes de várias gerações: “Em 1983, meu avô e meu pai o compraram e estamos aqui até hoje. Somente neste endereço. Meu avô e meu pai moravam em Itatiba, não tinham nenhuma experiência com açougue, até que um primo deles foi até lá e trouxe meu pai para São Paulo. Então, no final de 1982, vieram meu avô e meu tio e começaram a trabalhar juntos. Infelizmente meu pai faleceu em 2020, e eu e meu tio estamos dando continuidade”.
Segundo Mateus, os clientes vêm de muitas gerações, desde os avós até os netos. A qualidade de suas carnes e produtos sempre foi o ponto-chave para fidelizar clientes por tanto tempo. As carnes mais consumidas são as de boi, porco e cordeiro, sendo as bistecas de porco o carro-chefe da casa. Contudo, as carnes para churrasco, como picanha, bife ancho, também saem bastante aos finais de semana.
Laticínio Holanda
Instalado no Mercadão desde a sua inauguração, o Laticínio Holanda também é um comércio de família, sendo respeitado por sua vasta variedade de produtos como queijos artesanais, frios diversos, azeitonas de encher os olhos e aquele presunto de dar “água na boca”, e que é considerado por muitos moradores próximos, um dos melhores da região.
Se a ideia é montar aquela tábua de frios para alegrar o final de semana, entre a família e os amigos, ou mesmo garantir aquele lanchinho especial, o Laticínio Holanda tem ótimas opções como salsichas e linguiças, miúdos, carnes e especiarias para feijoadas, queijos de todos os tipos e aquele presunto que é impossível resistir. Tudo, para garantir uma experiência gastronômica única.
O que tem mais no Mercadão da Vila Formosa?
Além dos já citados, o Mercadão de Vila Formosa conta atualmente com mais 33 boxes, dentre eles pastelaria, restaurante, produtos orgânicos e fitoterápicos, horti-frutis; entre outros.
Também abre espaço para cursos de culinária, produtos integrais e aquarismo, além de feiras de artesanato, festa do dia das crianças e festa junina. Outro evento importante que também é realizado no espaço, é a Feira da Saúde, promovida em parceria com a PM, onde a população pode realizar a medição de pressão arterial e diabetes, fazer acupuntura, massagem e obter preservativos; pastas e escovas de dentes gratuitamente.
O Mercado Municipal de Vila Formosa fica na Praça das Canárias, s/nº e funciona de terça a sábado, das 8h às 19h e domingos e feriados das 8h às 13h.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.