Além de 21 palcos, centros culturais, CEUs, teatros e atividades de empresas parceiras, como Sesc e cinemas, atraíram o público
A Virada Cultural 2025, realizada neste sábado e domingo (24 e 25), teve uma movimentação estimada de 4,7 milhões de pessoas circulando pelas mais de 1.200 atrações distribuídas entre os 21 palcos, equipamentos públicos, como casas de cultura, centros culturais, teatros e CEUs, além de parceiros, como Sesc e cinemas, nas 24 horas do evento, realizado em todas as regiões da cidade.
Para garantir uma experiência inesquecível e segura ao público, a Prefeitura preparou uma grande estrutura, que resultou na maior Virada Cultural da História de São Paulo, com muita segurança, agilidade no atendimento médico e nenhuma ocorrência grave.
Nas 24 horas da Virada Cultural, a Guarda Civil Metropolitana atendeu 17 ocorrências e conduziu 12 pessoas a Distritos Policiais. A GCM também realizou 36 voos de drones. Ao todo, 1.900 Guardas Civis Metropolitanos (GCMs) foram destinados à Virada, com apoio de 574 viaturas. A segurança foi reforçada por 4.200 policiais militares, 900 viaturas da PM e centenas de seguranças privados contratados para controlar o acesso aos 21 palcos do evento.
Na saúde, foram feitos 273 atendimentos pelas equipes médicas durante a Virada Cultural, com 24 remoções para hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Para garantir um atendimento rápido em caso de necessidade, a Prefeitura montou 13 postos médicos avançados nos palcos e espaços da Virada, disponibilizou 60 ambulâncias e UTIs móveis em operação e 34 UPAs funcionando 24 horas.
Os ônibus de São Paulo transportaram 7,1 milhões de passageiros durante o sábado e o domingo da Virada Cultural 2025. Para facilitar o deslocamento de público e trabalhadores, a SPTrans preparou operação especial com ônibus 24 horas, frota 47% maior na madrugada e 25% de reforço durante o domingo. Todas as viagens entre 0h e 23h59 de domingo foram gratuitas, dentro do programa Domingão Tarifa Zero.
No total, 295 funcionários da empresa trabalharam no monitoramento e orientação a passageiros. Os passageiros também puderam acompanhar a operação em tempo real e verificar seus trajetos em um site preparado especialmente para a Virada.
Nos dois dias de Virada Cultural 2025, a Secretaria Executiva de Limpeza Urbana recolheu cerca de 134 toneladas de resíduos e contou com cerca de 1.900 profissionais nas ruas, com mais de 340 veículos. Além disso, foram instalados nas áreas dos shows cerca de 200 cestos aramados, mais de 200 papeleiras, 45 Pontos de Entrega Voluntária, e 23 contêineres.
Nas ações de promoção de Direitos Humanos, foram 17.126 atendimentos no total, com 14.248 tatuagens distribuídas, 2.878 pulseiras de identificação distribuídas para crianças. Ainda para as ações de defesa de Direitos Humanos, foram 69 atendimentos no total, sendo 9 atendimentos de violência contra mulher, 1 para LGBT fobia, 20 atendimentos para a população de rua e outros 38 atendimentos nos 20 pontos de apoio da SMDHC durante o evento.
A maior Virada Cultural da história de São Paulo, realizada neste fim de semana, teve aprovação de 99% do público, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (26). Em sua maioria, a população deu nota 9 ou 10 (61%) ao evento e 8,2 à Prefeitura de São Paulo na organização da festa. Duas grandes apostas da gestão municipal para fazer esta edição ser a melhor de todos os tempos também tiveram alta aprovação do público, com 94% de avaliação positiva para o número de palcos nos bairros e de 90% na segurança.
Segundo o levantamento, a probabilidade média de o público voltar a frequentar a Virada Cultural é de 9,4 em 10, e 83% atribuem notas entre 9 e 10.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
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