Moradores se unem para a realização de um trabalho voluntário e, de quebra, demonstram seus talentos.
Trabalho voluntário, convivência harmônica entre pessoas de diferentes idades e costumes, demonstração de talentos e manutenção de obras sociais.
Estas são só algumas das razões pelas quais, nos dias 30 de abril e 1º de maio, acontecerá a 38ª Feira da Fraternidade, organizada pelo Grupo Socorrista Itaporã (GSI), em parceria com o Lar Sírio.
Na ocasião será possível degustar uma variedade de pratos doces e salgados, preparados com carinho pelos trabalhadores do Itaporã, bem como aproveitar para comprar presentes especiais para o dia das mães. Haverá opções de artesanato, bijuterias, bolsas e roupas.
A gastronomia é feita com carinho por voluntários que se tornam “chefs” durante os dias do evento. Entre os pratos estarão a tradicional macarronada da “Mama”, churrasco e pastel, além de uma infinidade de doces.
O evento tem por objetivo ajudar na arrecadação de fundos para a manutenção do Grupo Socorrista Itaporã e de seus trabalhos sociais, que incluem ainda as casas de Celina e Caminho de Pedro.
“A Feira da Fraternidade foi organizada inicialmente para arrecadar fundos que vão manter as Casas ligadas ao Grupo Socorrista Itaporã. Mas ao longo do tempo ela se tornou muito mais que isso. Durante o evento, as pessoas têm a oportunidade de se unir fraternalmente, conhecer costumes diversos, demonstrar talentos, realizar um trabalho voluntário e, principalmente, desenvolver o autoconhecimento”, comenta Gleice Oliveira, Diretora de Eventos do Grupo Socorrista Itaporã.
Um pouco de história
As Feiras do Itaporã
Desde 1997 o Grupo Socorrista Itaporã realiza suas feiras temáticas, para arrecadar fundos para a manutenção da Casa e de suas obras sociais. A ideia surgiu no grupo da Mocidade e hoje é um cartão de visitas do Itaporã, mobilizando centenas de trabalhadores em prol da solidariedade.
São realizadas três edições por ano (em abril, junho e novembro). Cerca de 300 voluntários, entre trabalhadores e alunos que frequentam a Casa, se dividem em grupos e se revezam na organização, montagem e desmontagem, preparo dos pratos, atendimento ao público (vendas). Cada grupo fica responsável por uma barraca, que vende um item específico, seja de alimentação (doce/salgado), artesanato, roupas, sapatos, entre outras.
Lar Sírio Pró-Infância
O Lar Sírio Pró-Infância promove, gratuitamente, o desenvolvimento da criança e do adolescente. Lá elas são acolhidas, instruídas e educadas para o pleno exercício da cidadania. Recebem ainda qualificação para o trabalho e orientações para a reintegração na família e sociedade.
Foi fundado em 1923, por um grupo de jovens idealistas, vindos de Homs, na Síria, para dar abrigo aos órfãos de sua comunidade e também como forma de retribuição ao país que os acolhera. Ao longo desses 90 anos, o Lar, como é chamado, continuou fazendo parte da vida de seus fundadores e descendentes, que ainda hoje conduzem o administram a instituição.
Agenda completa da Feira da Fraternidade:
30/04/2016
Horário
12h às 13h Grupo Musical
14h às 14h30 Ballet Fabíola Salatine
14h30 às 15h Academia Movimento Espaço do Corpo
15h às 15h30 Falak El Farah
16h às 16h30 Espaço Artistico Malaika
16h30 às 17h Cia de Dança Isabel Moreno
17h às 17h30 Evangelização Infantil Itaporã
17h30 às 18h Estudio Fairuza Dança do Ventre, Fusões e ATS®
18h às 18h30 Academia Universo da Danca
18h30 às 19h Sergio Luiz & Rodrigo
01/05/2016
Horário
12h às 13h Grupo Musical
13h às 13h30 Shiva Nataraj Danças e Praticas
13h30 às 14h Bella Donna Ballet
14h às 14h30 Cia Fanny Lacerda – Companhia de dança grupo ballet, jazz e danca do ventre
14h30 às 15h Studio Luandra Lona
15h às 15h30 Espaço Zaleekhan Dança do Ventre
15h30 às 16h Saphyra Espaço de Dança
16h às 16h30 Cia Alegria Cigana
16h30 às 17h Escola de Dança Russo
17h às 17h30 Academia Tania Ferreira
17h30 às 18h Estudio de Danças Fenix
18h às 18h30 Coral Os Iniciados
Serviço
Feira da Fraternidade
Dias 30 de abril e 1º de maio de 2016
Das 12h às 19h
Rua Serra de Bragança, 1086 – Tatuapé (Lar Sírio Pró-Infância)
Entrada franca
Mais informações: eventos@itapora.org.br
Tel: 2097-9470
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.






