terça-feira, 30 de abril de 2024

Seminário gratuito contra violência doméstica em Itaquera

Ação estimula o debate sobre os avanços obtidos com a sanção da Lei Maria da Penha e os obstáculos que mulheres ainda enfrentam para denunciar os agressores.

Com o apoio da Prefeitura de São Paulo, a Rede Criança de Combate a Violência Doméstica promove o 1° Seminário do Centro de Defesa e Convivência da Mulher “Maria da Penha” (Lei n° 11.340/2006). O evento é gratuito e será realizado no dia 30 de março, das 09 às 12 horas, no CEU Azul da cor do mar.

O objetivo da ação é conscientizar sobre a violência doméstica e criar um debate que apresente os avanços obtidos com a promulgação da Lei Maria da Penha, em agosto de 2006, e os desafios que as vítimas ainda enfrentam para denunciar os agressores.

A violência contra mulheres é uma grave violação dos direitos humanos. Seu impacto varia entre consequências físicas, sexuais e mentais, entre outras.

No Brasil, segundo a pesquisa Mulheres Brasileiras no Espaço Público e Privado (FPA/Sesc,2010), estima-se que em 80% dos casos reportados o parceiro (marido, namorado ou ex) é responsável pela violência contra a mulher.

Apesar dos dados alarmantes, muitas vezes, essa gravidade não é devidamente reconhecida, graças a mecanismos históricos e culturais que geram e mantêm desigualdade entre homens e mulheres que alimentam um pacto de silêncio e conivência com estes crimes.

Segundo o Censo 2010, o Brasil contabilizava mais de 190 milhões de habitantes. Desse total, segundo o IBGE, existem aproximadamente 97 milhões de mulheres e uma em cada cinco que considera já ter sofrido alguma vez “algum tipo de violência por parte de algum homem conhecido ou desconhecido”.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags