Colaboradores da entidade filantrópica Pró-Saúde realizaram atividades.
O diálogo e a brincadeira são ações essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem infantil. Segundo educadores, essas interações abrem espaço para a troca de saberes, estimulam a sociabilização e outras áreas comportamentais da criança.
Esses foram os conceitos utilizados na estruturação do Programa Intercâmbio de Talentos da Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país. O objetivo do projeto, criado pelo setor de Filantropia da instituição, é ampliar o contato entre seus colaboradores, os serviços gerenciados e a comunidade atendida.
Nesta primeira edição, realizada no final de abril, três profissionais de diferentes áreas e perfis, saíram da sede Administrativa e de suas funções habituais, para visitar as mais de 140 crianças atendidas no Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Eliane, localizado no extremo Leste da capital paulista.
De forma lúdica, os funcionários compartilharam experiências sobre reciclagem, cumprimento de regras, sensibilidade auditiva, trabalho em equipe, sustentabilidade, entre outros assuntos.
Para destacar a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente, Cristiane Malta, analista de Sustentabilidade, ensinou aos pequenos as diferenças entre resíduos orgânicos e secos, por meio da sensibilidade ao toque em alimentos e com a utilização de música interativa.
“As crianças são, literalmente, o nosso futuro e se tratando do tema meio ambiente, eu vi no intercâmbio de talentos uma oportunidade de fazer uma ação que possa ser levada para a vida. O que me motivou foi pensar que podemos deixar uma semente nessas crianças”, explicou Cristiane.
A participação ativa no jogo de separação de resíduos foi um dos motivos para a animação e interesse das crianças pelo tema. Os atos de procurar por frutas e embalagens, tocá-las e interagir por meio da música, levaram às crianças a pedir por mais. Por isso, após o jogo, a atividade foi livre com muita melodia.
Lucas Mascarenhas, auxiliar de Suprimentos da Pró-Saúde, participou pela segunda vez de uma ação filantrópica da entidade. Ele reforçou a importância do cumprimento de regras, trabalho em equipe e respeito, com a realização de um jogo de futebol entre as crianças.
Para Lucas, o programa de intercâmbio é uma forma de valorizar o colaborador. “Desviar um pouco a atenção da rotina de trabalho para se doar às crianças gera uma sensação de conforto. Acredito que o programa humaniza a relação entre o colaborador e as crianças”, ressaltou.
O dia especial contou ainda com a realização da roda cantada, iniciativa voltada para o desenvolvimento da escuta nos pequenos, já que os sons estimulam a concentração.
Tatiana Prado, técnica de Segurança do Trabalho, pensou na atividade como forma de trabalhar o incentivo a alfabetização e a coordenação motora através da música.
“O projeto é capaz de promover benefícios para ambas as partes. Enquanto as crianças podem descobrir seus próprios gostos e talentos, a ação também deu a elas a chance de ensinar. Aprendi muito com eles, saio daqui emocionada”, comentou Tatiana.
Para Michele Bezerra, diretora do CEI Jardim Eliane, a visita dos colaboradores promove o desenvolvimento da linguagem e escuta. “Se hoje a criança pode se comunicar com pessoas de fora da sua rotina, seu repertório é ampliado, e a interação delas com os demais se torna mais fácil no dia a dia”, explicou.
A Pró-Saúde atua na educação básica desde 1998, oferecendo atendimento para crianças de zero a três anos de idade. Por meio de convênio firmado com a Prefeitura de São Paulo, via Secretaria Municipal de Educação, mantém quatro Centros de Educação Infantil em atividade: Jardim Eliane, Jardim São Jorge, Lageado e Santa Rita, beneficiando, diretamente, 672 crianças da Zona Leste de São Paulo.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.