terça-feira, 19 de novembro de 2024

Cemitério de Vila Formosa passa a ter cobrança de estacionamento

Não existe dor maior do que a perda de um parente querido. Isso é fato. Nesses momentos, a angústia, a fragilidade e o estado emocional encontram-se em frangalhos, sendo necessária a companhia de pessoas de grande confiança e proximidade com os filhos, esposa, pais, enfim, todos os parentes próximos de quem morreu.

Não obstante à dor destas pessoas, é necessária uma série de providências que vão desde a escolha da roupa do finado até a compra de todo “conjunto” do velório, que inclui caixão, rosas, tratamento químico para o corpo, velas, coroas de flores e sem contar serviço de buffet, até as taxas de sepultamento e de exumação – caso seja necessário desenterrar outro parente para reaproveitamento do espaço.

Ou seja, nem na morte, um dos momentos mais frágeis do ser humano, as contas cessam. Partindo desse princípio, tornam-se compreensíveis algumas das queixas recebidas no jornal esta semana, com relação à cobrança de estacionamento que passou a valer desde o dia 20 de maio, no Cemitério Vila Formosa 1 e 2.

A taxa é de 12 reais a primeira hora e 20 reais a diária. Dona Madalena, que visitou o local esta semana, foi pega de surpresa: “Eu quis visitar, como de costume, o túmulo de minha mãe e qual não foi o meu espanto, ao chegar no local e me cobrarem 12? Eu não tinha e fui obrigada a dar meia volta e retornar para minha casa, deixando para outra oportunidade a minha visita. Acredito que isso é um absurdo, tendo em vista a quantidade de tributos que já pagamos para enterrar nossos parentes, além das taxas de administração do local”.

Qual a finalidade?

Estima-se que, diariamente, cerca de 1,5 mil pessoas visitem o Cemitério Vila Formosa. A prática não é recorrente apenas no Vila Formosa, sendo já aplicada há alguns meses também no cemitério Quarta Parada, no Belenzinho. 

Segundo André Luiz, que recentemente sepultou seu pai no cemitério, a administração local já cobra uma taxa de manutenção, sendo a prática considerada um tanto imoral: “Eu precisei pagar o estacionamento, sendo que estava sepultando meu pai. E todos os parentes que aqui chegaram, independente da dor, também foram pegos de surpresa. Qual a finalidade de mais esta taxa em um momento onde menos se deveria pensar em dinheiro?”

Procurada pela reportagem, a Consolare, empresa que administra os cemitérios Quarta- Parada e Vila Formosa, afirmou que o intuito das taxas de estacionamento é o de implementar melhorias nessas áreas públicas, principalmente no que diz respeito à segurança local, uma vez que são recorrentes os casos de assaltos e abordagens suspeitas:

“A Consolare visa aumentar o conforto dos visitantes nessas horas em que mais precisam estar seguros e tranquilos em seus momentos de luto. Uma das intenções é a de implementar vigilância redobrada nestas áreas tão desprotegidas, justamente para que as pessoas não sofram com assaltos e outros riscos em momentos de grande dor”, afirma a assessoria.

A Consolare administra também os cemitérios Consolação, Santana, Tremembé e Vila Mariana, além do Quarta-Parada e do Vila Formosa 1 e 2. Contudo, apenas os dois últimos passaram a contar com cobrança de taxa nos estacionamentos.

A empresa afirma: “Além de melhorar a segurança local, também prevemos uma melhoria significativa dentro do Vila Formosa, com a implementação de jazigos de concreto com gavetas nos enterros, acabando com a famosa ‘cova rasa’. Ou seja, os caixões não mais serão enterrados apenas na terra, dando aquela impressão de que a pessoa esteja sendo enterrada quase que como uma indigente, mas sim, dentro de uma caixa de concreto, como ocorre em outros cemitérios da cidade. O intuito é fazer do cemitério Vila Formosa, um modelo de cemitério Park, proporcionando mais conforto e dignidade a quem tem seus parentes ali descansando”.

Segundo Maurício Costa, CEO da Consolare: “Este novo procedimento foi implementado inicialmente na Quadra 76 e marca a interrupção do sepultamento direto na terra que causava um grande impacto para as famílias enlutadas. Estamos muito felizes com esse avanço. Trata-se de um ganho em dignidade para as famílias e também sustentabilidade para o município”, conclui.

Outras melhorias

O Cemitério Vila Formosa é o maior da América Latina, com uma área de 763.175 m², 50 quadras e cerca de 5 mil ossários. As obras de sepultamento, neste momento, já avançaram para a quadra 78, que está sendo finalizada neste mesmo modelo, seguida pela quadra 54. 

Além desta mudança, a empresa afirma que as lápides também serão padronizadas, as áreas dos velórios e dos banheiros serão revitalizados, a rede elétrica e hidráulica será trocada e uma agência funerária será implantada no local.

A Consolare será responsável pela administração deste e dos demais cemitérios pelos próximos 25 anos. A empresa estuda a viabilidade de um período de tolerância, a fim de auxiliar quem não permaneça muito tempo no local. Também não informou quais outros cemitérios de sua administração serão os próximos a adotarem estas mudanças.

Reportagem: Fernando Aires. Foto: Divulgação.

Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.

Respostas de 10

  1. Ricardo Nunes tá dando um tiro no pé ao permitir essa cobrança imoral. Muita gente reclamando e com toda certeza vai influenciar na eleição. Eu mesmo não voto nesse prefeito.

  2. Isso é uma vergonha para nosso município iremos nos organizar para ir a prefeitura para tirar esse empresa que rouba nossa operação basta os impostos observo que pagamos mais wsta pagar estacionamento para visitarmos nossos ent querido por apenas 15 minutos desembolsar 12 reais w puro roubo esses políticos são todos ladrões a começar pelo primeiro as eleições wsta chegando vamos dar a respostas para estes covardes

  3. Acho um absurdo. Mais uma forma de tirar dinheiro do povo que já paga e muito pra enterrar um enterrar querido! Vergonha dessa prefeitura.

  4. Tem que fazer um abaixo assinado para nao tet cobrança nestes estacionamentos. Vila Formosa, maior estacionamento da América Latina, com cobrança. Pior atitude do prefeito liberar este tipo de serviço.
    Os moradores da Regiao tem que se reuniar e acabar com este abuso. Desta cobrança. Com o aval da prefeitura, para prejudicar o paulistano. Isso eh uma vergonha.

  5. Isso. Pra mi. Mostra. Quando o ser humano é. Podre sujo…. tudo isso pelo maldito do. Dinheiro…..

  6. Eu acho errado pagar para ser enterrado que dizer se famílias não tem dinheiro ante?querido não vai. ter. sepultamento ainda tem que pagar estacionamento. Que eu lembre nunca foi cobrado principalmente da vila formosa e outra vila formosa e da prefeitura

  7. Também deixo minha indignação uma concessão do ossário passar de 88,00 para 356,00 que inflação é essa.
    Pagar para entrar no cemiterio todo esburacado pois nao estao preocupados com a conservação e sim com a venda de gavetas. Agora ter que pagar estacionamento para poder acertar a gaveta, porque não atualizam e fazem tudo pela internet. Fora atendimento péssimo e os funcionários que fazem “obra “ficam de braços cruzados ainda rindo da gente ter que passar no meio do barro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

Qual a prioridade da prefeitura de SP para 2025?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags