Não é de hoje que os buracos são problemas frequentes nas principais vias da cidade, desafiando a paciência de milhares de motoristas que são obrigados a trafegar sentido centro e bairro diariamente. Nos bairros da Zona Leste – que é uma cidade dentro da outra, a situação é mais comum do que se imagina.
Na Vila Carrão, recentemente, a rua João Cordeiro foi uma das contempladas pelo programa de recapeamento, após árdua luta por parte dos moradores. Em breve, será a vez da rua Xiririca ganhar um novo asfalto. Os moradores desta estão animados com a obra que vai revitalizar a via e trazer maior conforto para todos. A Subprefeitura afirma que outras ruas do bairro estão para serem recapeadas, mas não soube informar quais seriam as próximas.
O programa de recapeamento da prefeitura, que teve início nesta gestão Ricardo Nunes, em 20 de junho de 2022, já recapeou 895 trechos importantes de várias áreas da capital. E promete entregar muitos outros ainda neste ano.
No entanto, muitas outras áreas da capital ainda aguardam uma “repaginada” no asfalto, que há muito deixa a desejar.
Moradores ainda sofrem com buracos
O Tatuapé, por exemplo, já foi uma referência em asfalto. Hoje, não são poucas as ruas que apresentam suas “tocas”, bem no meio da via, atrapalhando o trânsito. A Rua Souza Breves é um exemplo, mas existem muitas outras.
Em plena Radial Leste, por exemplo, próximo ao metrô Tatuapé, um buraco na pista central está próximo de completar aniversário.
A rua Frei Celso é outra que ainda não conta com recapeamento, sendo uma importante via de acesso entre a Radial Leste – para quem vem do centro – sentido bairro ou mesmo a caminho do Carrão. É constantemente acessada, dia e noite por conta disso, sendo alvo inclusive de assaltantes durante as madrugadas.
“Eu moro aqui desde criança e sou testemunha da falta de cuidados com essa rua. É uma importante via, porém, está abandonada pela prefeitura. Eu realmente não sei qual o critério que adotam, mas aguardo a vez desta ser recapeada também”, afirma o engenheiro e morador João Manuel Joaquim Gabriel.
Qual é o critério, afinal?
Segundo a Prefeitura, o programa de recapeamento adota como critérios para a escolha das vias, a deterioração do pavimento existente, o volume de tráfego, o histórico de operação de conservação de pavimentos viários, a demanda de transporte coletivo sobre pneus, e conta também com tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, o que acelera parte da execução das obras.
A assessoria da administração explica: “Sabemos que ainda há muito por fazer, contudo, estamos acelerando para que até o final desta gestão, 90% das vias que estão com problemas estejam com recapeamento novo. Ficarão um ‘tapete’ e certamente levará tempo até que voltem a apresentar buracos.”
Vias que já foram recapeadas
Na área da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, por exemplo, para execução das obras, a comunidade conta com um orçamento este ano de R$ 67.705.484,38, dos quais R$ 31.667.926,00 já foram empenhados em melhorias no bairro. Dentre essas melhorias, encontram-se as seguintes obras de recapeamento já concluídas:
- Av. Conselheiro Carrão (Ida e Volta), trecho compreendido entre Rua Atucuri e Praça Quinze de Outubro;
- Avenida Monsenhor Antônio de Castro – Trecho compreendido entre a R. Jorge Ogushi até a Av. João XXIII – Subprefeitura do Aricanduva/Formosa/Carrão. Início: 04/05/05/2023.
- Rua Aconchi – Trecho compreendido entre a Rua Costa de Lavos até a Rua Maria Laura Figueiredo – Subprefeitura do Aricanduva/Formosa/Carrão. Início: 26/06/2023.
- Rua Dona Januária – Trecho compreendido entre a Rua Eleonora Cintra até a Rua Emília Marengo – Subprefeitura do Aricanduva/Formosa/Carrão. Início: 27/06/2023.
- Av. Montemagno – Trecho II – Trecho compreendido entre a Rua Miranda Jordão até a Av. Antônio Manograsso – Subprefeitura do Aricanduva/Formosa/Carrão. Início: 10/07/2023.
- Avenida Cipriano Rodrigues – Trecho compreendido entre a Avenida dos Nacionalistas até a Rua Firmino Peacci – Subprefeitura da Aricanduva/Formosa/Carrão. Início: 17/07/2023.
- Rua Lucília de Queiroz – Trecho compreendido entre a Rua Emília Marengo até a Rua Eleonora Cintra – Subprefeitura do Aricanduva/Formosa/Carrão. Início: 11/10/2023.
- Rua Tuma Maluly- Trecho compreendido entre a Avenida da Barreira Grande até a Rua Adoniro Augusto de Paula – Subprefeitura do Aricanduva/Formosa/Carrão. Início: 26/10/2023.
- Rua Costa de Lavos – Trecho compreendido entre a Rua Adorino Augusto de Paula até a Rua Pedro Rabelo. Subprefeitura Aricanduva. Início: 06/11/2023
- Av. Vereador AbeI Ferreira – Trecho ll (Ambos os Sentidos) – Trecho compreendido entre a R. Miranda Jordão até a Av. Renata – Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão. Início: 28/09/2023.
- Rua Rego Barros – Trecho II – Trecho compreendido entre a Av. Vereador Emílio Meneghini até o final da via – Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão: 29/01/2024.
Para informações sobre outras vias da cidade que já foram recapeadas e que ainda ganharão tapete acesse aqui.
Reportagem: Fernando Aires. Foto: Divulgação.
Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.