terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Prefeitura investe R$ 10 milhões no SP Coopera e renda de recicladores sobe 58%

Desde 2023, número de cooperativas apoiadas pelo programa triplicou; organizações empregam mais de 1.500 trabalhadores e reciclam 35 mil toneladas de resíduos por ano

O balanço do SP Coopera, programa da Prefeitura de São Paulo voltado ao fortalecimento das cooperativas de reciclagem na capital, mostra um crescimento expressivo do setor, impulsionado por ações de apoio técnico, capacitação e ampliação de recursos.

Desde 2023, o número de cooperativas apoiadas pelo SP Coopera triplicou, passando de 20 para 59. Essas organizações empregam mais de 1.500 trabalhadores e reciclam 35 mil toneladas de resíduos por ano. Como resultado, a renda média dos cooperados aumentou em 58%, um reflexo direto do suporte técnico e financeiro oferecido pela Prefeitura, que investiu em torno de R$ 10 milhões no programa.

Programa da pasta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o SP Coopera tem se consolidado como uma iniciativa transformadora, que promove o desenvolvimento sustentável, a geração de emprego e renda e a valorização do cooperativismo em São Paulo. “A Prefeitura reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social, garantindo que as cooperativas continuem a crescer e a impactar positivamente a cidade”, declarou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior.

O SP Coopera oferece acompanhamento técnico contínuo, incluindo apoio jurídico, contábil e ambiental. Durante um ano de apoio foram promovidas ações para regularização de espaços públicos e formalização de cooperativas, como a obtenção de CNPJs e licenças ambientais.

As cooperativas beneficiadas participaram de grandes eventos como o Carnaval, Virada Cultural, Fórmula 1 e Parada LGBTQIAPN+, promovendo a coleta seletiva e ampliando sua atuação no mercado. Além disso, novas parcerias com empresas privadas e órgãos públicos estão sendo estabelecidas para fomentar a logística reversa e a gestão sustentável de resíduos.

O programa também promove ações de saúde e bem-estar em parceria com a Secretaria de Saúde, além da entrega mensal de mais de 1.300 cestas básicas para os cooperados de organizações habilitadas e incubadas pelo SP Coopera.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

Qual a prioridade da prefeitura de SP para 2025?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags