domingo, 28 de junho de 2026

De Tecnologia da Informação para Músico: Como conciliar o dia a dia com os estudos

A troca de carreira proporcionou felicidade, realização pessoal e organização de tempo para o professor da Symphony Escola de Artes

Trocar um emprego estável na área de sistemas com ótimo salário e uma carreira promissora para seguir um sonho tem que ter muita coragem. Foi com determinação e apoio dos seus familiares que Leandro Nonato, 30 anos, professor da Symphony Escola de Artes lutou pelo seu desejo de mudar de vida.

Segundo Nonato, que se dedica a música há quatro anos, ele optou por viver o seu sonho já que não tinha mais tempo para fazer coisas simples que gostava na adolescência como compor, tocar guitarra, tocar com amigos, prestar atenção em trilhas sonoras novas e etc. “Praticamente abandonei tudo para lutar pelo meu sonho. Quando eu saí da empresa que eu trabalhava eu não tinha nenhuma oportunidade na música ainda. Saí apenas decidido a viver de música, mas sem nenhuma chance, até que um colega de faculdade me ligou oferecendo uma oportunidade para dar aulas de música.”, conta. “Não sei dizer como, mas tudo começou aí.”, brinca.

Leandro que é professor de guitarra, violão, baixo e teoria musical na Symphony desde 2013 se emociona também ao falar que a escola de artes representa para ele uma mudança total de vida, já que ao conhecer a escola vivia em um momento muito difícil na sua carreira. “Ao conhecer a escola eu me empenhei ao máximo para dar o meu melhor fazendo o que gosto e tem dado certo!”, reforça.

Em seu depoimento, Nonato conta que ganha dinheiro com a música em várias vertentes como aulas, vídeos de conteúdo para internet, transcrição de partituras, confecção de arranjos e apresentações diversas com amigos. Além das suas aulas diárias, o professor, que se formou recentemente em Bacharel em Música com Habilitação em Guitarra Popular, pela FAAM (Faculdade de Artes Alcântara Machado) dedica um bom tempo em seus estudos.

O músico ressalta ainda que para o seu futuro, ele espera conseguir manter a sua disciplina diária de estudos para seu aprimoramento. “Desejo também que eu consiga ser um exemplo de como se deve lutar por um sonho e mostrar para as pessoas como essa batalha vale à pena, e que eu possa incentivá-las através da minha trajetória.”. Leandro Nonato finaliza dizendo que a música representa a verdade sobre a sua vida.

Como conciliar a vida de músico com a graduação:

Em seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da graduação, Leandro Nonato pesquisou o “Gerenciamento de tempo no estudo da improvisação jazzística”. Segundo o professor, a vida de músico precisa de muita organização já que os horários das aulas, apresentações, ensaios e etc são quebrados.

Quando começou a estudar, Leandro percebeu que além da sua dedicação, ele teria que se organizar ainda mais e segundo ele, no início foi uma tarefa bem desafiadora, já que o músico hoje atua em diversas áreas.  Ao longo do período da faculdade, o músico apreendeu que a tecnologia, com aplicativos de organização e de produtividade, o auxiliava muito bem.  Foi aí que realizou a pesquisa sobre as influências tecnológicas móveis e análise de ferramentas úteis para os músicos, para aumentar sua produtividade em seus estudos.

De acordo com Leandro, atualmente a tecnologia favorece em todas as áreas, principalmente em termos de produtividade. “Com essa ferramenta consigo manter a minha vida de trabalho e estudo com toda a dedicação necessária.”, conclui.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

Qual o principal problema no Estado de São Paulo, atualmente?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias