segunda-feira, 29 de abril de 2024

Obra do CEU Carrão está parada e soma R$ 45 milhões em custos

Desde 2016, construção do equipamento está abandonada e Prefeitura não informa uma nova data de previsão para entrega

Moradores de Vila Carrão e Tatuapé ainda aguardam a entrega do CEU Carrão. O esqueleto do prédio, localizado no interior do Centro Esportivo Brigadeiro Eduardo Gomes, está com as obras suspensas desde 2016.

O canteiro com mais de 80 mil m² e um investimento de R$ 45 milhões está abandonado. No final de 2016, quando o novo Centro Educacional Unificado deveria ser entregue, o acesso ao parque foi proibido.

Na época, a Prefeitura alegou que a medida tinha sido tomada para segurança dos usuários do Parque.

Após pressão dos moradores do entorno, no dia 3 de dezembro do ano passado o Centro Esportivo foi reaberto. Frequentadores reclamam das péssimas condições do parque e da falta de zeladoria.

A segurança no local atua 24 horas por dia, mas os funcionários ficam sem água e luz. O mato alto toma conta do espaço e as antigas piscinas desativadas viraram focos para a procriação do Aedes Aegypti. Além disso, os munícipes permanecem na briga pela entrega do CEU Carrão.

Um dos benefícios que o CEU traria para região era a criação de um espaço público que integraria projetos sociais em diversos âmbitos como educação, cultura, esporte e lazer.

A promessa era que o comércio no entorno seria revitalizado. Os moradores poderiam voltar a praticar as atividades esportivas que já eram oferecidas no Centro Esportivo e também as novas modalidades contempladas no projeto.

Gestão Doria

A administração Doria publicou, em 11 de maio de 2017, no Diário Oficial, a suspensão da construção do CEU Carrão. Ao assumir a gestão, as obras estavam 27% concluídas.

Após a reabertura do Centro Esportivo e novas reclamações em relação às obras paradas, o Jornal de Vila Carrão procurou a Secretaria Municipal de Educação, responsável pela construção do CEU.

Questionada sobre o estágio atual da obra e se há uma nova data prevista para entrega, em nota, a secretaria informou que “diante do montante de obras que estavam inacabadas e sem orçamento previsto no início de 2017, a atual gestão priorizou a retomada de obras de unidades de Educação Infantil”.

O órgão também relata a criação de um plano de obras de CEUs iniciados na gestão passada que serão retomados ainda esse ano.

A secretaria declarou também que as obras do CEU Carrão foram suspensas devido falta de recursos no orçamento 2017, mas que serão retomadas, sem informar uma nova data prevista.

Reportagem: Barbara Novaes. Foto: Julio Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags