A política de valorização dos parques municipais tem sido uma das marcas da administração do prefeito Ricardo Nunes. Com investimentos voltados à sustentabilidade, ampliação das áreas verdes e melhoria da qualidade de vida da população, a atual administração municipal vem fortalecendo a rede de espaços ambientais da capital e ampliando o acesso da população a ambientes de lazer e convivência.
Um exemplo dessa estratégia é o Parque Jardim Primavera, inaugurado neste sábado (14) como o primeiro parque da região de São Miguel Paulista, na Zona Leste. A nova área verde integra o conjunto de parques implantados pela atual gestão e reforça a política municipal que já levou a cidade a superar a marca de 50% de cobertura vegetal em seu território.
A abertura do parque representa mais um avanço no processo de qualificação ambiental da cidade. Nesta primeira etapa, cerca de 27 mil metros quadrados foram liberados para uso público, em um espaço projetado para estimular a convivência, o lazer e a preservação ambiental. O investimento inicial foi de aproximadamente R$ 250 mil, aplicado em infraestrutura e melhorias que garantem segurança e conforto aos frequentadores.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, entre as intervenções realizadas estão a implantação de sede administrativa, guarita, sanitários públicos, quiosques, iluminação, cercamento e mobiliário urbano. O espaço também conta com parquinho naturalizado — com brinquedos produzidos a partir de elementos naturais — e uma Academia da Terceira Idade, ampliando as opções de atividades para diferentes faixas etárias. As calçadas do entorno foram requalificadas e transformadas em passeios verdes, integrando a arborização ao projeto paisagístico.
O prefeito comemorou a inauguração do primeiro parque de São Miguel Paulista, que era a única subprefeitura que não contava com uma área como essa. “São 27 mil m² quadrados nesta primeira etapa entregue hoje e depois vamos fazer as adequações para a segunda fase, voltar aqui e fazer a liberação, que é superimportante”, explicou Ricardo Nunes.
A área total do parque possui cerca de 155 mil metros quadrados. Após a conclusão desta etapa inicial, a Prefeitura prevê a continuidade do projeto com a elaboração de um Plano de Intervenção para a segunda fase, que contemplará novos equipamentos e a ampliação das estruturas disponíveis para a população.
Além de oferecer lazer e contato com a natureza, o parque também contribui para a preservação da biodiversidade local. O espaço abriga dezenas de espécies de aves, entre elas quero-quero, bem-te-vi, joão-de-barro e periquito-rico, além de aves de rapina como gaviões e carcarás. A vegetação reúne mais de 30 espécies, com destaque para plantas nativas e para a presença de abelhas sem ferrão, importantes para a polinização e manutenção do equilíbrio ambiental.
A inauguração também simboliza a resolução de um impasse que se arrastava há mais de uma década. As obras de implantação do parque haviam sido concluídas em 2012, mas o espaço permaneceu fechado por decisão judicial relacionada à antiga área do aterro Jacuí, desativado em 1988. Após a autorização da Justiça para a abertura da primeira fase, a administração municipal pôde concluir as intervenções necessárias e disponibilizar o local para uso da população.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.





